segunda-feira, 20 de abril de 2020

CONFRATERNIZAÇÕES, FESTAS E DINÂMICAS SOCIAIS

Boa noite! Como vocês sabem, todo ser humano precisa de interação social. A igreja primitiva constantemente dividia o pão junto e confraternizava (Atos 2:43-47). Obviamente, para cada um, a confraternização é variada, afinal temos culturas, etnias, idades diferentes. Para os mais velhos, uma comida boa e conversa agradável talvez seja suficiente. Para as crianças, é preciso que haja uma explosão de adrenalina, se não é "chato" e pode ser desagradável.

E para jovens e adolescentes... Bom, aí complica. É preciso jogo de cintura, criatividade e bom humor para lidar com essas idades tão peculiares. Afinal, agora as brincadeiras de pique-esconde e pega-pega talvez não seja tão atrativas quanto filmes no escurinho. E talvez sejam, pois quando eu tinha 13 anos todos os jovens da minha igreja brincavam de esconde-esconde numa rampa de skate (uns tinham 18!) e nos divertíamos muito. Mas também tem aqueles dias que ninguém quer fazer nada, e só quer assistir filme dentro de casa.



  De fato, não há nada de errado em se assistir um bom filme com pipoca, mas a vida não pode se resumir a isso. Os encontros sociais são para que existam interações sociais e, convenhamos, ninguém fica conversando em um filme, né?

 Fora a necessidade de recreação que movimente o corpo, para que haja exercício físico e boa saúde. Como líderes, precisamos incentivar nossos liderados a cuidarem de si mesmos e do próprio corpo.

"Faz parte dos planos de Deus que as faculdades físicas,  tanto quanto as mentais, sejam exercitadas; mas o tipo de exercício escolhido deve estar em completa harmonia com as lições dadas por Cristo[...] O exercício físico foi planejado pelo Deus de sabedoria. [...] Há maneiras de recreação que são muito benéficas, tanto para o corpo como para a mente. Uma mente esclarecida e seletiva encontrará muitos meios de entretenimento e diversão em fontes não apenas inocentes, mas instrutivas. A recreação ao ar livre, a contemplação das obras de Deus na natureza, traão muito benefício[...]" (Só para jovens, p. 60, 61, 69) 

Dessa forma, então, como adicionar diversão e chamar atenção dos nossos jovens e competir com tanto entretenimento na internet? Bom, seguem algumas dicas de festas que podem ajudar para que a galera "se enturme" e ainda se divirta de maneira simples e animada. 

SOCIAL DE RODA 

A tradicional social de roda, a queridinha dos jovens adventistas dos anos 50 (cerca de) (sério faz muito tempo) à 2010. Depois sumiu rs agora restam apenas alguns grupos que ainda brincam, mas é super divertido. Baixe o CD de músicas aqui e brinque de roda como seus avós faziam!

















- Festa caipira (do milho) com concurso do ridículo

Geralmente feita em estações em que há muito milho, tem variados alimentos na temática (milho verde, pamonha, pipoca, cuscuz, canjica, polenta, paçoca, curau, bolos e tortas, pastel, etc), além do famoso "CRENTÃO" - "quentão" de suco de uva com maçã e chá de amendoim!! Bom dimais, sô!! Pode-se fazer concurso de mais "ridículo" da festa. 

 



- AS "ADAS" DENTRO DE CASA

Sabe quando está frio, ou não há muita verba pra sair, ou mesmo é um dia de pouco ânimo? Bora reunir a galera e fazer CANJICADA, SORVETADA, FRUTADA, PIZZADA, ESFIHADA, PIPOCADA... o importante é estar junto (e comendo, é claro!).

Aproveite esses dias para jogar jogos de tabuleiro com o pessoal, como Imagem e Ação, Wixi, Detetive, War, Xadrez, ou brincadeiras como "Cidade dorme". Aliás, no YouTube também existem inúmeras dicas de como criar jogos de tabuleiro, caso você não tenha o seu em casa. Agora, sério, não tem desculpa ;)  















- Festa EUA 

Todos os filmes e séries contribuem para que amemos a cultura teen dos EUA. Por que então não brincar com isso? É possível fazer a famosa brincadeira do "beer pong" com água (fizemos e foi muito divertido), ponche com frutas e suco de uva verde puro, e o copo gringo foi a mistura de um copo com cor branca dentro de um copo com cor vermelha. É possível de tudo, mesmo com poucos recursos. Brincamos muito!

















- Sarau havaiano

É maravilhosa para ser feita ao ar livre, em um ambiente com piscina. Se não tiver piscina (como foi o meu caso rs), improvise com lonas, sabão, futebol de sabão, dinâmicas com água, entre outros. Ideal para ser feita no verão, é possível servir gelatina, frutas, batidinha de suco de uva com leite condensado, batidinha de leite condensado com morango e refrigerante de limão, sucos diversos, comuns e diferentes, como suco de laranja com abacaxi, melancia, limonada rosa, "caipirinha de crente" (suco de um limão espremido+refrigerante de limão), sorvetes, entre outros. Ótimo também para realizar leitura de poesias, bem como gincanas. 
















- Festa anos 50, 80, 2000...

Festa com temas de época são as melhores na minha opinião. É super divertido se imaginar vivendo naquela época. No meu caso, fiz uma anos 50 e uma anos 80. Na anos 50, emprestei uma máquina de escrever, expliquei como o mundo era na época (contextualização histórica), disponibilizei livros e revistas antigas das quais tive acesso. Foi muito divertida.





















A festa anos 80 fiz de aniversário, teve karaokê, luzes piscando, placas decorativas para fotos, além de tentar objetos de decoração de época. Não foquei muito na alimentação diferente, mais sim nas dinâmicas e decoração.




- Encontro de princesas e príncipes

Momento especial para ter festa só para meninos e uma só para meninas, a fim de tratar assuntos específicos da idade e sexo, como puberdade, namoro, contextos familiares, profissões, entre outros. Participei de um encontro de meninas que mudou a minha vida aos 15 anos e depois eu fiz um bem mais simples com as minhas meninas rs. Nesse tipo de encontro, o que vale é o carinho. Buscar a ajuda dos pais é essencial, como cartas da família, lembrancinhas, entre outros. 

















- Festa à fantasia

Todo mundo gostaria de se fantasiar em algum momento. Que tal uma social onde só pode entrar fantasiado? ;) 













- Festa das crianças

Nesta festa, só serão servidos doces e petiscos que crianças amam. Além disso, todos devem se vestir como crianças!















- Olimpíadas internas

Futebol de duplas, voleiçol, futebol vendado, gincanas em geral, com divisão de equipes e muita brincadeira., além de cross. 
Veja abaixo um vídeo com várias das gincanas que fizemos nas nossas olimpíadas, há um bom tempo atrás:



- Festa das profissões

Festa especial onde cada um deve se vestir de uma profissão e contar um pouco sobre ela.














- Festa da arca de noé

Festa onde duplas se caracterizam de bichinhos para entrar na arca de Noé! Divertidíssima!














- Festa de Nárnia

Trabalhar a história das Crônicas de Nárnia de maneira bem dinâmica, lendo os livros e assistindo aos filmes, comendo maria mole representando o "Manjar Turco" que Edmundo come no livro "A feiticeira e o guarda-roupa" (rsrs), desvendando os significados ocultos que C.S. Lewis nos deixou, em um contexto bíblico. 





















- Exercício do dia

Marcar com o pessoal de praticar exercícios físicos em grupo. Por exemplo, caminhadas, pedaladas, corridas, vôlei, futebol, entre outros. 










- Aventurismo

Viajar para outra cidade, conhecê-la, e ser missionário nela. Quem não ama viajar e ainda ser útil, ajudar alguém?















E, para terminar, ainda temos um arquivo cheio de dinâmicas disponível para download aqui


E aí, curtiu? Tem mais alguma ideia que não citei por aqui? Comenta aí embaixo!!

Att.

Caroline Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário